sexta-feira, 16 de abril de 2010

Ney Matogrosso




[PT] Foram incorporados à exposição outros tipos de materiais visuais que não pertencem estritamente ao campo da arte. Por exemplo será apresentado material visual do cantor Ney Matogrosso, cujo excêntricos vestuário e maquiagem, além do peculiar tom de voz feminino, converteram-no (e sua antiga banda Secos & Molhados) na proposta mais transgressora do rock brasileiro dos anos 1970. O interessante de Ney Matogrosso é que seu androginismo, sua ambiguidade, sua estranheza, sua queerness, em vez de permanecerem na subcultura, foram aceitos amplamente sob o clima repressivo da ditadura. Seus shows que enchiam estádios e as apresentações em televisão eram uma espécie de catarse psíquica do cantor, traduzida no cenário por meio de movimentos corporais agressivos. Para a exposição, Ney Matogrosso exibirá o vídeo Flores astrais, 1974, do Secos & Molhados, e o vestuário metálico original que usou em sua gravação. Da mesma forma, será exposto o estudo fotográfico realizado em 1975 para a capa do seu primeiro álbum como solista, cuja trama cênica trata de recriar um “retorno selvagem” a Ney Matogrosso, como um ser “sem tabus escolásticos”.


[EN] Other type of visual material, which does not strictly belong to the art field, has also been incorporated into the exhibition. For example, visual material from the singer Ney Matogrosso, whose eccentric costumes and makeup, along with his peculiar feminine tone of voice, made him and his band Secos e Molhados, the most transgressive proposal of Brazilian rock of the 1970’s. It is interesting that Matogrosso, with his androgyny, his ambiguity, his strangeness, his queerness, instead of remaining in subculture, was popularly received in the repressive climate of the dictatorship. His live performances, which filled stadiums and his TV appearances, were a type of psychic catharsis of the singer, which was translated on stage through his “aggressive” physical movements. For the exhibition, Matogrosso presents the video Flores astrais, 1974, by Secos e Molhados and the original metallic costume he wore for the shooting of the video. He will also show a photographic study, realized in 1975 for the cover of his first solo album, whose art direction attempts to recreate a “return to the savage”, a Matogrosso as a being “free of scholastic taboos.”