sexta-feira, 16 de abril de 2010

Claudia Andujar

Claudia Andujar, Rua direita, 1970

[PT] Colocando a câmera no chão de uma das ruas de pedestres mais movimentadas do centro de São Paulo, Claudia Andujar [n. 1932, Suiça. Vive e trabalha no Brasil desde 1955] conseguiu captar o olhar individual dos transeuntes curiosos que por um instante detinham seus passos em meio ao congestionado fluxo urbano. Na série de fotografias Rua Direita [1970], o sinistro olhar de cada indivíduo detém a temporalidade da agitação coletiva da cidade. A confrontação da massa pela artista parece inverter as relações de poder entre fotógrafo e fotografado; nesse caso, são os transeuntes que controlam o olhar da fotografia. Coincidentemente, a rua Direita é a mesma em que Flávio de Carvalho realizou, em 1931, sua primeira Experiência no espaço urbano para analisar a psicologia de massas. Intitulada Experiência nº2, consistiu na infiltração do artista numa procissão de Corpus Christi em São Paulo, sem tirar o boné verde que ostentava e, além disso, caminhando entre os paroquianos em direção contrária ao fluxo religioso. Essa “simples” ação instigou de forma imediata a raiva coletiva dos fiéis, que imediatamente começaram a persegui-lo, exigindo seu linchamento (“Lincha! Lincha!”). O ato individual de Flávio de Carvalho entre a massa revelou, naquela época, a falta de individualidade das pessoas, que reagiram violentamente sob a influência das doutrinas ideológicas da Igreja. No caso das fotografias da Andujar, os olhares dos habitantes da cidade remetem a uma busca por sua própria representação, “livres para raciocinar e pensar”, na ausência de uma representatividade política sob o contexto repressivo da ditadura militar [1964-1985]. I.G.

[EN] Placing her camera over one of the busiest pedestrian streets of the center of São Paulo, Claudia Andujar [b. 1932, Switzerland. Lives and works in Brazil since 1955] managed to capture the individual gaze of curious passers-by, who for an instant paused among the crowded urban flow. In the series of photographs Rua Direita [1970], the uncanny gaze of each individual detains the temporality of the city’s collective agitation. The confrontation of the artist with the crowd seems to invert the power relations between the photographer and who is being photographed. In this case, the passers-by are the ones who control the gaze in the photograph. Coincidentally, rua Direita [Straight Street] was the same street on which, in 1931, Flávio de Carvalho realized his first Experiência in urban space to analyze crowd psychology. Entitled Experiência no. 2, de Carvalho infiltrated a Corpus Christi procession in São Paulo without taking off his green cap, and furthermore, walking among the parishioners in the opposite direction of the religious procession. The artist’s “simple” action immediately instigated the collective rage of the believers, who promptly began chasing him, crying out for him to be lynched, “Lyncha! Lyncha!” [Lynch him! Lynch him!”]. De Carvalho’s individual act before the crowd at that time revealed the lack of individuality of the people who reacted violently under the influences of the church’s ideological doctrines. In the case of Andujar’s photographs, with their gaze, the city’s inhabitants seem to be searching for their self representation, “free to reason and to think” in the absence of political representation under the repressive context of the military dictatorship [1964-1985]. I.G.