sexta-feira, 16 de abril de 2010

Daria Martin

Daria Martin, Soft materials, 2004

[PT] No filme de 16mm Soft materials [2004], de Daria Martin [b. San Francisco,1973], dois bailarinos, um homem e uma mulher, entram num laboratório de inteligência artificial onde encontram próteses robóticas, construídas com formas e gestualidades humanoides. Por meio de movimentos e coreografias sutis, cada bailarino procura a maneira de interagir com esses artefatos que, após algum tempo, começam a reagir tocando sensualmente seus corpos. Como um flerte entre homem e máquina, Soft materials lembra os imaginários da vanguarda histórica sobre o erotismo; talvez a referência mais contundente seja o Ballet mécanique [1924], de Fernand Léger, em que a linguagem cinematográfica procurava desvelar os arquétipos sexuais nas formas e movimentos das máquinas e dos objetos industriais presentes na vida moderna. Em contraste, o desejo em Soft materials parece não ter arquétipos culturais prévios; trata-se, mais propriamente, de um momento instintivo, arcaico, um encontro de um corpo com outro. Um encontro primitivo com aquilo que parece desconhecido, sendo, ao mesmo tempo, uma manifestação visceral do homem com um objeto que está culturalmente prenhe da história do progresso tecnológico da humanidade.

I.G.

[EN] In the 16 mm film Soft Materials [2004] by Daria Martin, two dancers, a woman and a man, enter an artificial intelligence laboratory where they find robotic prostheses constructed with humanoid forms and gestures. Through subtle movement and choreography, each dancer tries to interact with these artifacts, which subsequently react by sensually touching their naked bodies. Like a courtship between man and machine, Soft Materials recalls the historical avant-garde’s imagery on eroticism. Perhaps the most significant reference would be Ballet Mécanique [1924] by Fernand Léger, in which the cinematographic language centers around revealing sexual archetypes in the forms and movements of machinery and industrial objects in modern life. In contrast, desire in Soft Materials seems to have no previous cultural archetypes. Instead, the work deals with an instinctive, archaic moment of the encounter of one body with another. It is a primitive encounter with that which appears to be unfamiliar, yet simultaneously it is a visceral manifestation of mankind with an object that is culturally charged by the history of humanity’s technological progress.

I.G.